A cada final de campeonato, recorde batido, jogo emocionante ou início de olimpíada, ficamos impressionados com os níveis de desempenho alcançado pelos atletas.
Quem cultiva um estilo de vida esportivo, mesmo que não seja profissional, sabe que a rotina não é fácil. Exige muita dedicação e disciplina. E se antes os atletas tinham um time reduzido para seu suporte (quando tinham), hoje vemos cada vez mais a presença de diferentes profissionais focados no desenvolvimento e aperfeiçoamento do atleta e do time.
Notamos cada vez mais a presença das equipes multidisciplinares no dia a dia do esporte de alto rendimento. Vemos como a equipe intervém na formação dos atletas que buscam melhorar seu desempenho dia após dia em busca da tão sonhada conquista.
Importante ressaltar que, ter uma equipe multidisciplinar vale tanto para o atleta profissional quanto para o atleta que é apaixonado pelo esporte, e que realiza essa atividade de forma amadora. E isso sim, é uma novidade bem mais atual.
Existem várias vantagens que essa equipe traz para o atleta, principalmente pelo trabalho realizado por múltiplos profissionais na busca de objetivos em comum. Isso porque o ambiente esportivo é competitivo e o desempenho esperado do atleta é cada vez o maior.
Esse ambiente pode trazer muitas variáveis e que está diretamente ligada a performance. Como, por exemplo, a pressão envolvida no ambiente de uma competição para obter resultados classificatórios. Como também o excesso de atividade física, correndo o risco de lesões, devido ao treinamento pesado e repetitivo, entre tantas outras coisas.
Esses fatores geram uma demanda de conhecimentos específicos em determinadas áreas, daí a importância da equipe multidisciplinar, geralmente composto por: técnico, auxiliar técnico, fisioterapeuta, médico, psicólogo, nutricionista, massagista, preparador físico, e muitas vezes, até a família faz parte dessa equipe.
As modalidades esportivas que precisam atingir um alto rendimento e alcançar objetivos maiores, invariavelmente têm uma equipe multidisciplinar. Mas além de estarem juntos essa equipe também é interdisciplinar, ou seja, esses profissionais trocam informações, conversam para que possam convergir para uma situação única: o objetivo do atleta ou da equipe, em caso de esportes coletivos.
A importância de uma equipe multidisciplinar no treinamento dos atletas torna-se primordial pois, além da integração desses diferentes profissionais, é por meio dessa aproximação na relação desses especialistas que se permite uma explicação dos aspectos inerentes à melhoria do rendimento, proporcionando, a manutenção da performance desse atleta.
Nessas trocas interdisciplinares se conversam sobre o planejamento do treino, sobre como o atleta está performando, como está recuperando, como está se sentindo, ou seja, é levado em consideração todo o cenário biopsicossocial.
O foco dessa equipe é que o planejamento que o treinador desenvolve com o atleta seja melhor absorvido, usando essas disciplinas como suporte e complemento que vai gerar um resultado melhor no futuro.
O papel do preparador físico é diretamente focado na orientação relativa aos exercícios mais indicados para melhorar o desempenho, ele costuma trabalhar as capacidades biomotoras envolvidas na modalidade, contribuindo para a capacitação e reestabelecimento do desempenho e condicionamento físico.
Já o psicólogo do esporte contribui identificando os fatores mentais e emocionais que podem influenciar o desempenho do atleta, minimizando os efeitos causados pelo stress e atua tanto no treinamento quanto na superação, na capacidade de persistência, motivação entre outros fatores que possam interferir no rendimento.
O fisioterapeuta promove a qualidade de processos de reabilitação, nas correções posturais eventualmente prejudiciais na rotina do exercício, trabalhando não só no tratamento de lesões como também na prevenção.
A atuação do médico do esporte é muito ampla e envolve o conhecimento de todas as áreas da medicina, desde avaliações cardiológicas, ortopedia, metabólicas até sistema imunológico e qualidade do sono. Atua também na prevenção solicitando exames e outras avaliações necessárias. Além de gerenciar a saúde do atleta, o médico também é a ponte de comunicação com a equipe multidisciplinar interagindo e acompanhando a performance do atleta com todos da equipe.
O nutricionista cuida e orienta o atleta sobre a alimentação, vitaminas e suplementos adequados visando o contexto específico em que este atua, oferecendo opções para o aumento da capacidade física do atleta, permitindo a melhora da saúde. O nutricionista planeja uma dieta específica para o dia a dia e para pré e pós-treino.
O treinamento com uma equipe multidisciplinar requer uma compreensão correta de todas as vertentes envolvidas, pois se trata de uma estrutura complexa que demanda um trabalho especializado de profissionais. O benefício trazido pelo treinamento acompanhado por equipes multidisciplinares possibilita o diagnóstico de pontos relevantes em distintas especialidades. Além disso, tendo o acompanhamento desses profissionais atuando em conjunto ao objetivo comum é inegável que gera um aumento no rendimento esportivo.
Ousamos dizer que uma equipe multidisciplinar é o alicerce sobre o qual um atleta é construído ou moldado.

Texto escrito por Taina Pellegrini e Fábio Massaini.

Ficou interessado em saber mais? Já tem uma equipe ajudando e quer nos contar um pouco mais sobre sua experiência? Deixe seus comentários aqui embaixo.