Poderia pedir para os nossos atletas parceiros ou atletas da Isomedical escreverem sobre esse tema. Sim! Temos atletas na Isomedical e não são poucos não. Atletas profissionais e amadores de diferentes modalidades, por isso acreditamos que o esporte sempre fez parte do DNA da empresa mesmo quando ainda não atuávamos com a linha de fisioterapia esportiva.

Mas a verdade é que para a maioria dessas pessoas o esporte sempre esteve em suas vidas então falar sobre preguiça de praticar esporte com eles é a mesma coisa que falar sobre física quântica com minha filha de 6 anos.

Busquei no dicionário a definição de preguiça e a melhor definição que encontrei para esse tipo que estamos falando é: “estado de prostração e moleza, de causa orgânica ou psíquica”. Muitas vezes na nossa vida sentimos vontade de iniciar uma atividade física, mas existe esse estado de prostração que nos segura e faz a gente sempre deixar para começar na segunda-feira. E quantas vezes já falamos: “Não é preguiça, é que não tenho tempo mesmo!”. Eu sei bem. Tenho duas filhas, 1 cachorro, 2 gatos, trabalho e sempre tem aquele monte de coisas extras (e do dia-a-dia) que toma um tempo danado.

Pior do que não conseguir começar é quando vamos lá na academia, fazemos a matrícula (muitas vezes até pagamos por isso) e daí começamos. Todo empolgados. Compra roupa nova, checa se o tênis está de acordo, mas você claramente é um “peixe fora d’água” naquele ambiente. Algumas vezes pode sentir que seu corpo não é adequado, que sua roupa não é adequada ou simplesmente que aquele não é o seu ambiente.

Daí resolve que não vai mais gastar com academia e começa a andar por perto de casa. Na primeira semana está lá andando o bairro todo porque afinal para essa prática não se paga nada (com certeza você já ouviu ou leu sobre isso e resolveu fazer) ou subir escadões ou fazer um mix dos dois. Mas os dias vão passando e aparece um compromisso importante que te faz perder um dia, e depois no outro dia você está muito cansado e daí começamos a parar…e é o início do fim daquilo que nem começou.

Já passei por algumas dessas situações e olha que na minha casa a prática esportiva sempre foi muito incentivada por todos. E eu fiz bastante atividade na infância e adolescência: ballet, dança, patinação artística, natação, vôlei…. e por aí vai.

Mas o tempo passou e veio a faculdade, o trabalho, a família, as filhas e em algum momento me vi sedentária há anos sem perceber. Quando conseguia lembrar disso, me gerava um incomodo, mas como é difícil mudar e acrescentar uma atividade em uma rotina que parece que não temos tempo para nada!

E assim em algum momento da vida resolvi acertar várias coisas que estavam erradas na minha vida, sabe aqueles momentos que precisamos de uma (ou várias) mudanças? E uma delas era o objetivo de voltar a fazer uma atividade física. Comecei retomando por uma vontade antiga de voltar a dançar e resolvi deixar a vergonha de lado e fazer uma aula de dança. Confesso que ainda não estou conseguindo manter a regularidade que gostaria (e o talento talvez tenha que esperar para a próxima vida…kkk) mas incluir uma atividade que eu gosto, que me faz bem, fez toda a diferença!

Depois desse momento que já tinha “acordado” um pouco meu corpo, em uma conversa com minha irmã (que sempre foi atleta de verdade mas estava num momento pós lesão e pós parto) resolvemos contratar um personal e começamos a fazer juntas na casa dela. Ter um profissional orientando de perto e ter alguém que você gosta de conversar junto sempre será um estímulo. E nossos encontros viraram “treinos terapias esotéricos evangelizados” (desculpem a piada interna) mas assim consegui criar uma rotina e a atividade física voltou de vez para minha vida.

Claro que ainda estou longe de ser uma atleta (e nem tenho essa pretensão), mas vejam só:  até sai para correr nesse final de ano e no meio da viagem na praia. E tenho que confessar: hoje até sinto falta quando passo um tempo sem fazer. Objetivo conquistado! O esporte está de volta!

E agora, trabalhando com materiais de fisioterapia esportiva, o esporte entra cada vez com mais força, então listei algumas mudanças que podem ajudar a mandar a preguiça embora e incluir a prática esportiva na sua vida:

  1. Comece por alguma atividade que você acha que vai GOSTAR! Isso faz toda a diferença, mas se não gostar não se culpe e mude. Pode fazer várias tentativas – só não deixe espaço entre uma e outra senão a nossa amiga pregui…. já volta!
  2. Dizem que um HÁBITO é uma das coisas mais fortes que temos na vida e que temos que repetir uma atividade por 21 vezes (não sei de onde tiraram esse número) para se tornar um hábito. Acredite e persista!
  3. Sei que às vezes não é preguiça que sentimos e sim cansaço mesmo! Mas foque no PRAZER. Todo mundo quer ter prazer na vida. E prometo que um dia você vai sentir prazer no esporte.
  4. Se você acha que o esporte nunca foi para você e que sempre será só uma obrigação, acredite que alguma atividade vai fazer a sua cabeça! Procure algo que TENHA A VER COM VOCÊ.
  5. O esporte pode ser seu momento de prazer e não existe médico, psicólogo ou religioso que não diga que é preciso fazer algo que te faz bem para buscar a tal FELICIDADE. Encontre o que tem a ver com sua personalidade: corrida, yoga, lutas, danças, pilates, futebol, basquete, levantamento de peso, cross fit, natação, ciclismo, o que não falta são opções…
  6. Se o problema é DINHEIRO busque opções do governo na sua cidade ou bairro: quase todas as cidades tem alguma parceria para incentivo de esporte e ONG’s também que trabalham com isso. Busque saber onde estão que certamente encontrará algo acessível.
  7. Se tiver a possibilidade de ter um PROFISSIONAL te orientando, tenha. É muito importante ter a indicação correta dos exercícios, mas ter o compromisso com alguém também ajuda bastante na criação desse hábito.
  8. Se for buscar um profissional procure alguém que você tenha EMPATIA, não adianta ter o personal do ano do seu lado se você não suporta conversar com ele.
  9. ORGANIZE sua vida para incluir essa rotina e peça ajuda se preciso. Especialmente as mulheres que sempre acabam assumindo muitos compromissos ao mesmo tempo. Pense em como encaixar, criar e seguir um plano. No final você e quem estiver te ajudando entrarão nessa rotina.
  10. ACREDITE que você vai achar prazer no esporte e seu corpo vai te agradecer!!

Camila Barros Gaspar Torelli
Gerente de ecommerce da Isomedical 

Para saber mais acesse nosso site: www.isomedical.com.br