Primeiramente, o que é bandagem?

Bandagens são fitas que auxiliam no tratamento de desordem do aparelho locomotor.

As bandagens funcionais estão ganhando espaço dentro do esporte de alto rendimento e amador, quando associadas a outras técnicas específicas do fisioterapeuta. Elas podem estar divididas em dois segmentos: bandagens elásticas e bandagens rígidas. Abordaremos de formas distintas cada uma delas e como elas podem ser utilizadas como método de prevenção e tratamento de lesões.

A bandagem elástica tem como sua função principal ocasionar uma tensão nos locais a serem tratados sem ocorrer o bloqueio da ação e/ou gesto esportivo, suas funções podem ser específicas, de acordo para cada atleta e/ou paciente, podendo variar desde um realinhamento articular, inibição e/ou ativação de uma musculatura específica, drenagem linfática, estabilização articular, melhora da circulação sanguínea, prevenção de lesões e analgesia.

E como funciona o mecanismo de ação das bandagens durante a utilização delas? Basicamente é dada uma tensão específica na fita, onde o fisioterapeuta irá aplicar no tecido mole, articular ou ligamentar de acordo com a necessidade e a função que o terapeuta busca. Então estímulos mecânicos ocorrem na pele, devido a tensão dada, e com isso são ativados os receptores cutâneos sensíveis a alterações do sistema articular, apresentando uma ativação dos tecidos profundos que automaticamente aumentam o espaço celular intersticial, resultando em uma diminuição de pressão sobre os nociceptores, ocasionando uma diminuição no quadro da dor, devido a compressão dada pelo tensionamento. Podemos trabalhar com o tensionamento específico também para diversas outras funções como: drenagem linfática mecânica em caso de hematomas, pós-operatórios, entorses, gestações, processos inflamatórios, tendinites, epicondilites, tenossinovites, síndrome do piriforme, fascite plantar, desordens musculares, lombalgias, tensões musculares, entre outros acometimentos do aparelho locomotor assim como para casos neurológicos, obstétricos entre outros.

Já a bandagem rígida tem uma função oposta da bandagem elástica, pois sua função principal é limitar o movimento, promovendo uma redução de mobilidade e amplitude de movimento no local em que a bandagem será utilizada. Nestes casos ela é utilizada para desequilíbrios musculares, entorses, subluxações, luxações e prevenção de lesões nos casos das modalidades de combate. Nas modalidades de combate, utilizamos os mais variados tipos de bandagens, tanto elásticas quanto rígidas e também a associação das duas, dependendo do caso específico em que queremos usar com o atleta.

A principal utilização das bandagens é de modo preventivo, pois modalidades de combate como taekwondo, karatê e judô oferecem um contato direto com o adversário, gerando os mais diversos traumas. Um exemplo é o uso de bandagem rígida em atletas do taekwondo em região do tornozelo e mãos, mesmo que os atletas usem os seus protetores específicos, a necessidade de uso de bandagem para minimizar o impacto do soco ou do chute dado no seu adversário, ou até mesmo para a preservação da base inferior de sustentação do atleta durante a execução de um chute, fazendo com que haja uma diminuição significativa do risco de lesão do mesmo, como por exemplo, um entorse de tornozelo ou uma fratura.

Atualmente a fisioterapia esportiva atua de modo preventivo, onde avaliamos, trabalhamos minuciosamente a correção de gestos esportivos, de desequilíbrios e desordens funcionais para que o atleta apresente uma diminuição significativa dos riscos de lesões, para que não haja afastamento dos treinos técnicos e preparação física. E, caso ocorra, o objetivo é que o atleta fique o menor tempo possível no departamento médico, para que não perca condicionamento e ritmo de treino, e as bandagens têm uma função primordial nesta prevenção, auxiliando em todo o tratamento específico para o alto rendimento.

.

Procure sempre um profissional qualificado para a utilização das bandagens, pois requer conhecimento anatômico, biomecânico e cinesioterapêutico para posicionar corretamente as bandagens e as tensões dadas. Faça sempre aquisição de um produto de boa qualidade, pois produtos de qualidade inferior utilizam materiais que podem desencadear processos alérgicos.

Texto escrito por Msa. Elisa Pilarski.

Fisioterapeuta da confederação brasileira de taekwondo e do comitê brasileiro de clubes (CBC)

.

.

» Em nossa loja virtual você encontra diversas opções de bandagens aprovadas por fisioterapeutas esportivos por sua facilidade de uso, eficiência e conforto que proporciona ao paciente.

São produtos de alta qualidade de tecnologia alemã, confeccionada em materiais que minimizam os riscos de alergias ou desconfortos e tem contato firme e agradável para a pele.

Converse com seu fisioterapeuta e acesse nossa loja virtual (clique aqui) e conheça nossas opções!