Você já ouviu falar em endometriose?

O mês de março é o mês mundial da conscientização sobre endometriose!

Endometriose é uma doença da mulher em idade fértil, muito incidente, acometendo de 10-15%.

É uma condição em que um tecido normal, chamado endométrio, que é o revestimento normal do útero, se desenvolve fora da sua cavidade habitual, crescendo na região dos órgãos pélvicos, mas podendo chegar a lugares mais distantes do abdome ou da parede abdominal.

É uma doença muito negligenciada, chegando a demorar de 7-10 anos entre o início dos sintomas e o diagnóstico efetivo.

Sintomas:

Apresenta como quadro clínico mais comum, a dor pélvica crônica, dor nas menstruações(dismenorréia), dor nas relações sexuais(dispareunia), dor para urinar(disúria), dor nas evacuações(disquesia), ou dificuldade para engravidar(infertilidade).

Diagnóstico:

Para o diagnóstico, é necessário uma avaliação médica, ginecológica ou não, atenta, escutando as queixas e sua relação com eventos diários e mensais.

O exame físico meticuloso, é o passo seguinte, pois por vezes a endometriose se comporta com tumores e nódulos fixos, grandes e dolorosos.

Os exames subsidiários mais comuns são:

– o exame ultrassonográfico para rastreamento de endometriose com profissional habilitado.

– A ressonância nuclear magnética pélvica e abdominal, também avaliada por radiologista acostumado com esta doença.

Tratamento:

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

No tratamento clínico, o que tem maior importância evidenciada para o momento, é a mudança de hábitos da vida cotidiana. Melhorar as condições dietéticas e nutricionais, associada com exercícios físicos, de diversas formas, como atividades aeróbicas, pilates, alongamento, dança ou esportes coletivos, sempre orientados por profissionais, ou fisioterapeutas, ou educadores físicos. O uso de hormônios diversos são usuais.

Na falha deste seguimento clínico, ou na suspeita de obstruções urinárias, ou intestinais, esterilidade, dores incapacitantes, ou em caso de dúvidas de diagnóstico ou seguimento, há necessidade de abordagem cirúrgica.

A cirurgia de escolha, é a feita através da videolaparoscopia.

O objetivo principal da cirurgia é o diagnóstico completo e exploração das lesões, acompanhada de sua extirpação completa.

A cirurgia deve sempre ser realizada por equipe especializada em videolaparoscopia, com o uso de materiais e tecnologias adequadas para o melhor desempenho técnico. Muitas vezes, nos casos avançados, é necessária uma equipe multiprofissional.

Para o futuro, a informação ao alcance de todos, médicos, profissionais da saúde e as pessoas no geral, deve ajudar a diminuir o tempo e a gravidade para o diagnóstico e início do tratamento.

A educação tem que estar disponível a todos o mais cedo possível.

Fábio Ramajo, CRM 79.802. RQE 42.140-1.
Especialista em Video-endoscopia Ginecológica.
Organizador do Centro de Referência em Endometriose do Hospital dos Estivadores.
Co-founder do @endolife.app

Agradecemos o Dr Fábio Ramajo por explicações tão valiosas. E também por ser tão atuante na educação e disseminação da informação, o que pode transformar vidas!

Aproveita e compartilha o texto com suas amigas e familiares. O diagnóstico correto e precoce é muito importante para vida da mulher! Em caso de dúvidas sempre procure uma equipe médica atuante na saúde da mulher.