Quem começa, não quer parar.

O esporte é algo que muda a vida. Traz, ao praticante, a chance de sentir algo especial: o desafio contra o próprio corpo. É sair da zona de conforto e ir de encontro à tendência natural de ficar no sofá enquanto vê uns bons filmes.

No começo, há a barreira inicial. É difícil dar o primeiro passo. Depois, porém, que a roda está girando, tudo flui com mais facilidade. Você começa a acordar com outra mentalidade e mesmo nos dias ruins, vai para a batalha. Aprender que deve fazer o necessário — e não apenas o que quer — é transformador.

É por isso que, quem começa, não quer parar. O desafio diário é prazeroso. A sensação de dever cumprido e obstáculo superado deve ser motivo de alegria.

Mas e se acontecer algum acidente de percurso?

Uma lesão esportiva é qualquer lesão que ocorre durante a prática de esportes ou exercícios. O risco de lesão aumenta por causa da pressão adicional colocada em ligamentos e músculos durante a prática da atividade.

Lesões podem acontecer por consequência de acidentes, sobrecarga, falta de técnica

apropriada, pouco aquecimento ou uso de equipamento impróprio, por exemplo. É

fundamental tomar todos os cuidados necessários para evitar alguma parada inesperada.

Não existe nenhuma boa razão para ignorar uma dor durante a prática de esportes ou

atividades físicas. Qualquer sintoma estranho ao comum deve ser levado em consideração. Nosso corpo dá sinais que precisam ser observados para evitar uma bola de neve de problemas.

E como minimizar os riscos?

1. Aquecimento: Antes de praticar qualquer atividade esportiva, faça uma simulação desta atividade. Você precisa fazer seu corpo entender que ele sairá da zona de conforto. Músculos aquecidos são menos suscetíveis a lesões.

2. Alongamento: Prepare o corpo para a força a que será submetido durante a atividade esportiva. Após se aquecer, alongue ambas as partes superior e inferior do corpo para trabalhar os músculos principais.

3. Fortalecimento muscular: O aumento na força e tenacidade muscular causado por treinos de resistência ajudam a diminuir o risco de lesões. Além disso, reduzem a severidade de uma eventual lesão e previnem a repetição de uma lesão.

4. Técnica: Garanta que está executando a atividade da forma correta. A ajuda de um profissional de sua confiança, especializado na atividade escolhida, é essencial para garantir e execução correta.

5. Nutrição: Dietas que incluem frutas, vegetais e alimentos ricos em proteína podem ajudar a prevenir lesões esportivas, além de ajudar na recuperação em caso de lesão. Níveis de carboidrato, proteína e gordura devem ser ajustados dependendo da intensidade e da frequência da atividade.

6. Hidratação: Essa é uma parte fundamental de qualquer esporte e programa de exercícios e é vital para a prevenção de lesões. No geral, a água fornece hidratação adequada; além disso, os isotônicos, também são bons para repor a perda de fluídos, carboidratos e eletrólitos.

7. Equipamentos: A escolha do calçado correto e dos equipamentos adequados diminuem consideravelmente a chance de uma lesão. O profissional que o acompanha nas suas atividades certamente saberá fazer indicações de acordo com suas atividades e possibilidade de investimento.

8. Repouso: Permitir que o corpo se recupere tirando dias regulares de folga é um componente essencial do treino. Isso gera um crescimento na força e previne a fadiga e lesões.

9. Sono: A fadiga é a maior causa de lesões esportivas. Garanta que o corpo se beneficie de um sono adequado para evitar a fadiga e conseguir superar todos os desgastes dos treinos.

Não importa se você é um atleta de ponta, alguém que vê, na atividade física um, hobby ou se está começando a se exercitar agora. Respeite seu corpo, aprenda a perceber os sinais que ele dá e tome todos os cuidados necessários.

Uma lesão, além de atrapalhar na prática dos esportes, muda sua rotina e pode prejudicar seu dia a dia nas demais atividades. Seja sábio e não deixe uma lesão por descuido atrasar sua progressão.